Conforme o ocorrido,na noite de ontem,quarta-feira,30, o Excelentíssimo Dom Thomas Burke,junto de Dom Montanna,rebelaram-se contra á ordem de Sua Santidade,quanto ao fechamento da suposta Ordem de São Bento,cuja comunhão com á Santa Sé e com o Romano Pontífice jamais existiu.
Tal atitude não combina com o caráter de um homem de Deus,que JUROU ACIMA DE TUDO,fidelidade ao Romano Pontífice,e também essa atitude não condiz com á dignidade episcopal,á de ofender aos irmãos no Episcopado e no Sacerdócio,e ainda trajar-se como o Papa.
É por essa razão,que á Santa Sé Apostólica,em comunhão com á Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,anuncia á suspensão de ambos os prelados por três dias,ao término do terceiro dia,deverão implorar o perdão publicamente frente ao Senhor Núncio Apostólico do Brasil,e todos os clérigos,caso isso não ocorra sejam escritos no Livro dos réus,e aplicada á excomunhão Latae Sententiae.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,
por mandado de Sua Santidade o Papa Gregórius Magnus II.
Espero que os dois Epíscopos que agiram errado aprendam uma lição, e que sejam mais obedientes, sabendo que se continuarem com o ato errado serão chamados ao Tribunal Apostólico seguindo a aplicação da Excomunhão Latae Sententiae.
Que as bençãos de São Pedro e Paulo recaiam sobre todos.
+ Dom Carlos Cardeal Cardozo, Nuncio Apostólico para o Brasil.