Deve-se entender o lugar especial e privilegiado que Maria ocupou no pensamento de Deus ao decretar e preparar, desde toda a eternidade, a grande obra da Redenção. Eis as palavras do Espírito Santo que a Igreja aplica a Maria: "O Senhor me possuiu no princípio dos seus caminhos, desde o princípio, antes que criasse coisa alguma. Desde a eternidade fui constituída desde o princípio, antes que a terra fosse criada" (Prov. 8, 22 e ss.); "Eu saí da boca do Altíssimo, a primogênita de todas as criaturas" (Eclo. 24, 5).
Para que foi predestinada Maria?
Além da predestinação à graça e à glória de todos os eleitos, Maria foi objeto de uma predestinação especialíssima: ter a honra de ser a Mãe do Verbo feito homem e, por isso, os mais preciosos dons da graça neste mundo e maior glória no outro.
De onde veio o nome Maria?
Segundo a opinião dos santos doutores, São Jerônimo, Santo Epifânio, Santo Antônio. São Pedro Damião e outros, este santíssimo nome veio do Céu, foi por ordem expressa de Deus que São Joaquim e Santa Ana o impuseram em sua santíssima filha.
Que significa o nome de Maria?
Significa: Estrela do Mar, Senhora, Soberana, luz brilhante, ou oceano de amargura.
