Queridos irmãos clérigos, segue anexada uma carta do santo padre à toda Igreja.
Caríssimos Senhores Cardeais;
Amados Senhores Bispos;
E queridos padres,e povo de Deus.
Após o término do Concílio Vaticano IV,muito me questionei quanto á Liturgia,usada nos tempos atuais por nossa Santa Igreja.
Percebi que estamos indo pelo caminho errado,e talvez sendo um pouco modernistas,querendo estar á frente do nosso tempo,com pensamentos e até mesmo uma forma de evangelizar futurista.
Estamos acima de tudo,deturpando á Sagrada Liturgia,e esquecendo o seu real sentido que é trazer á vida da Igreja,demonstrada por meio de nossos cultos,e celebrações,sendo assim uma Liturgia Cristocêntrica,e na medida certa do tempo em que estamos vivendo.
É notável ainda,que muitos dos novos Ministros ordenados da Igreja,e até mesmo os que possuem mais tempo de Ministério Pastoral,muitas das vezes,veem á Liturgia,como uma simples repetição de orações,ou ainda de cantos e também gestos,desnecessários e sem sentido.Porém, o que seria da vida da Igreja,sem uma solene Liturgia?
Nós bem sabemos,ainda,que á melhor catequese,ou seja,á melhor forma de evangelizar é fazendo uma Liturgia bem celebrada.Assim eu exorto,á todos aqueles que se consagraram á Igreja,e até mesmo os fiéis leigos,que saibam AMAR e RESPEITAR,á Liturgia como uma grande festa comemorativa na Terra,uma festa em que acontece um breviário do céu.
Portanto,á cada Missa que participamos,nós estamos vivendo um momento dentro do paraíso,pois estamos na presença real do próprio Cristo,que se faz Corpo e Sangue.
Assim também,usufruindo dos direitos cabíveis,e consultando os reais meios e também legítimos,declaro que ás Orações Eucarísticas,que são usadas atualmente estão ABOLIDAS,da Igreja pois não estão de acordo com ás origens da Missa,e ainda não completam o real sentido do Sacrifício do Senhor.
Por essa ocasião,vos convido á por em prática também,uma nova e única,mas também definitiva Oração Eucarística,que muito em breve já estará disponível á toda á Igreja Universal,de acordo com ás regras,normas e preceitos originais da Sagrada Liturgia,até mesmo preservando o uso constante do Latim,em nossas celebrações.
Então mais uma vez,vos relembro que ás Orações Eucarísticas,que seguiam o pensamento do Concílio Vaticano IV,estão ABOLIDAS,á serem substituídas por uma que segue ás verdadeiras preces Cristocêntricas da Igreja.
Já os que optam por realizar á fórmula original da Santa Missa,estão liberados á bem fazê-la.
Com á certeza,de que será uma decisão vinda do próprio Deus,eu vos concedo uma especial e Pia Bênção Apostólica.
Salut Mariae!
Peço que leiam com atenção a carta e que pratiquem as novas regras. Nunca se esqueçam que regras foram feitas para serem seguidas. Que a Virgem Maria nos cubra com suas bençãos.
+ Dom Carlos Cardeal Cardozo, Nuncio Apostólico para o Brasil.