O evangelho de Lucas apresenta Jesus realizando a sua missão, no meio de pessoas pobres, doentes, mulheres e pecadores. Esse evangelho reforça a necessidade da oração perseverante e insiste na conversão, pois a salvação acontece as pessoas que aceitam a Misericórdia de Deus.
A desconfiança e a dúvida se instalam na comunidade cristã, e muitas pessoas estão abandonando a prática de Jesus. São Lucas faz uma releitura da vida de Jesus, ele reforça o compromisso com as pessoas, e insiste fortemente na pratica da misericórdia.
Batendo novamente no assunto da misericórdia de Deus, retorno a dizer que as páginas do evangelho de Lucas nos revelam o rosto misericordioso de Deus, que age em Jesus. Um Deus que nos ama de maneira incondicional e que está sempre aberto para nos acolher. Em Jesus, Deus oferece o perdão. Em Jesus, Deus nos oferece A SALVAÇÃO. Uma leitura atenta do evangelho de Lucas nos traz muitos apelos, e o principal é o da misericórdia. É um convite a nos deixar mover pela compaixão. Assim estaremos no caminho de Jesus.
O caminho de Jesus é o caminho da compaixão e da solidariedade, do amor e da misericórdia, da humildade e de sermos fieis as palavras de nosso pai que é Deus. É caminho aberto para o próximo. Não tenhamos medo, sigamos o caminho de Jesus, e sejamos colaboradores de Jesus. Imploremos a Deus que é nosso Pai, que é o nosso senhor da Messe, para que ele envie novos operários para que eles no caminho do evangelho e da misericórdia possam continuar a evangelização. Que façam como Jesus nos pede no evangelho de Lucas, que saiam sem nenhuma matéria, mas sim com seu espirito misericordioso e preguem a palavra de Deus.
CAMINHEMOS COM JESUS, CAMINHEMOS COM O SENHOR DA MESSE, PROCLAMEMOS O SEU SANTO EVANGELHO, E SEJAMOS CORAJOSOS PARA QUE DEUS MISERICORDIOSO, AQUELE QUE SÃO LUCAS EVANGELISTA PREGA TANTO EM SEU EVANGELHO, NOS FAÇA MEMBROS DO REINO DOS CÉUS.
+ Dom Carlos Cardeal Cardozo, Nuncio Apostólico para o Brasil.